Conheça os principais ácidos usados nos tratamentos de pele.

Saiba como essas substâncias podem ajudar no tratamento de espinhas, rugas, manchas e outros problemas estéticos.





A estação mais fria do ano é o melhor momento para tratar da região facial. O uso de ácidos em suas diferentes características, funções e concentrações também é uma ótima opção. Dependendo do tipo de ácido utilizado, podemos ter um efeito de esfoliação, clareamento e revitalização cutânea (rejuvenecimento). Atualmente existem ácidos que tornam o peeling nada incomodo para o paciente, fazendo com que ele possa continuar sua rotina de vida normalmente.
Os ácidos podem ser usados a favor da beleza feminina no tratamento de espinhas, rugas, manchas e outros problemas estéticos. Principalmente no inverno, quando a exposição ao sol é menor e o momento ideal para cuidar da pele com estes produtos.

Existem cosméticos prontos, que podem ser comprados nas farmácias, mas também é possível manipular cremes, géis ou fazer tratamentos à base de ácidos para a pele em clínicas.
A Laca Cosmética Brasil possue uma linha de ácidos para tratamento profissional e home.
Conheça os principais ácidos usados nos tratamentos estéticos e saiba o que eles podem fazer para deixar sua pele mais bonita.


  • Ácido salicílico

Muito usado nos tratamentos para acne, o ácido salicílico é um ativo eficaz para a diminuição da produção de sebo da pele. Além disso, tem ação de proteção contra as bactérias, promove a esfoliação, desobstrui os poros e afina a pele.
Esse tipo de ácido não elimina definitivamente as espinhas já existentes, mas atua impedindo que novas apareçam na pele ao permitir a saída do excesso de oleosidade e promover a diminuição do tamanho dos poros.


  • Ácido azelaico

O ácido azelaico é usado para o tratamento de peeling facial que garante uma renovação profunda das células através da escamação. Ele garante ótimos resultados, principalmente para aliviar cicatrizes de acne da pele. Em até oito sessões semanais com duração de uma hora cada é possível ter como resultado uma pele bonita e muito bem tratada.

  • Ácido glicólico

O ácido glicólico é ótimo para quem quer combater as rugas leves que não tem muita profundidade e marcas de expressão. Uma vantagem desse tipo de ácido é que é possível garantir efeitos positivos com seu uso sem precisar sair de casa.
Existem alguns cosméticos manipulados que contém o ácido glicólico em sua composição que podem ser aplicados em casa mesmo, sem problemas. O uso prolongado do ácido glicólico acelera em três vezes o processo de renovação, garantindo o rejuvenescimento da pele.
  • O ácido retinóico 
Tem ótimas propriedades que ajudam na melhora da qualidade de colágeno, suaviza as rugas e linhas de expressão, controla a oleosidade, clareia as manchas da pele, aumenta a sua firmeza e ainda melhora a sua textura. Os procedimentos que contém o ácido retinóico são principalmente os tratamentos rejuvenescedores como o peeling facial ou com ação do laser. Em algumas pessoas, o ácido retinóico deixa a pele muito sensível, avermelhada, descamativa e com o aspecto ressecado. E para evitar incômodo, é indicado começar o tratamento levemente para não agredir tanto a pele.
Ele pode ser usado em associação de tratamentos como a Microdermoabrasão onde os resultado se potencializam muito. Em produtos manipulados ou industrializados pode estar associado a vitamina C que é um agente importante antioxidante e hidratante da pele.



  • Ácido mandélico

Retirado das amêndoas amargas, o ácido mandélico é mais indicado para as peles oleosas, acneicas e morenas. Utilizado no tratamento de peeling, ele garante rejuvenescimento, afinando linhas finas e marcas de expressão, trata a acne, clareia as manchas e melhora a textura da pele, tudo isso causando leve ardência e apenas um pouco de descamação.
A vantagem é que diferente dos demais tratamentos, o ácido pode ser usado nos dias de verão. Desde que tenha cuidados como a proteção e moderação, após três dias do procedimento já é possível se expor ao sol.


  • Ácido Kójico:
É uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji. A vantagem do ácido kójico é que ele pode ser usado durante o dia, pois não causa manchas em uma eventual exposição ao sol. Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico atua como antisséptico e tem ação antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo. A principal desvantagem é o resultado demorado. 
Além dos ácidos, os cremes manipulados são muito usados por dermatologistas, pois sua formulação é específica para cada indivíduo.


  • Hidroquinona:
Inibe a ação da tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina. Deve ser utilizada por no máximo nove meses, pois pode provocar irritação em quem tem pele sensível.
  • Idebenona:
Nova queridinha dos experts, a substância tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona, mas sem tantas reações adversas.

  • Clarinskin II:
Extraído do gérmen do trigo, controla a síntese de melanina. Sua grande vantagem é que pode ser usado em gestantes, coisa rara no mundo dos cremes e clareadores.
  • Cosmocair C250:
Equilibra a produção da melanina e regula sua transferência para os queratinócitos – células da epiderme.
  • Nano White:
Ativo que associa arbutin (despigmentante de origem vegetal) a outros ingredientes de efeito antioxidante, como a glutationa e as vitaminas C e E.

Independente do tratamento escolhido, use diariamente um filtro solar com alto fator de proteção. Esse é o melhor caminho para a prevenção de rugas e manchas na pele.

Atenção: Antes de iniciar um tratamento com ácidos ou cremes despigmentantes consulte um dermatologista.

fontes: belezaesaude, boaforma.abril, nestle.

 

2 comentários:

  1. OI, gostaria de ter acesso aos produtos e aos preços dos mesmos, porém o site está feito de um jeito que as fotos não abrem no meu computador.
    Conheço o laboratório pois minha mãe é cosmetóloga em Argentina e somos grandes fans dos seus produtos , estou doida para comprar cremes e shampoos, por favor me ajudem de algum jeito. Obrigado, aguardo noticias...

    ResponderExcluir
  2. OI, gostaria de ter acesso aos produtos e aos preços dos mesmos, porém o site está feito de um jeito que as fotos não abrem no meu computador.
    Conheço o laboratório pois minha mãe é cosmetóloga em Argentina e somos grandes fans dos seus produtos , estou doida para comprar cremes e shampoos, por favor me ajudem de algum jeito. Obrigado, aguardo noticias...

    ResponderExcluir